RODA DE CAPOEIRA DO CAIS DO VALONGO

Convidamos a toda comunidade de Capoeira Carioca, Brasil e internacional para a série de 3 Rodas que serão realizadas em frente ao Cais do Valongo, com inicio no dia 9 de Junho. Essa é uma proposta que pretende reaproximar a capoeiragem à região da antiga Pequena África e atual Zona Portuária do Rio. A “Brincadeira de Angola”, assim como outras heranças culturais de origem africana, foi emblemática na construção e afirmação da identidade do carioca, e do brasileiro em geral, desde os primórdios do período colonial. Isso se deu em especial nas capitais litorâneas, onde o mercado escravagista comercializou centenas de milhares de “pretos novos”.

No Cais do Valongo, considerado maior entreposto de escravos das Américas, foi registrada a entrada de aproximadamente 897.748 entre 1758 a 1831, segundo o The Trans-Atlantic Slave Trade database. Ou seja, quase 10% dos 10 milhões de cativos que foram retirados do continente africano de 1500 a 1850.

O principal objetivo dessa idéia é celebrar o legado cultural afro-brasileiro, numa região do Rio onde a dinâmica dessa cultura se deu forma tão dramática, sob o sígno da infâmia. Nesse dia queremos consagrar, respeitosamente, a Roda do Valongo a essa memória e a história que agora está ressurgindo por debaixo do “Cais da Imperatriz”, devido as obras na região da Zona Portuária, Gamboa, Morro da Providência, da Conceição e adjascências (veja mais info sobre as obras de revitalização do Porto e das descobertas arqueológicas no rodapé dessa página).

Venham participar da primeira das 3 Rodas que já estão agendadas e confirmadas para as seguintes datas (sempre no segundo sábado de cada mês):

- 9 de Junho de 2012 * (início da Roda: 15hs)

- 14 de Julho de 2012

- 23 de Agosto de 2012 (excepcionalmente no mês de agosto a Roda acontecerá quinta-feira dia 23, para coincidir com o Dia Internacional da Memória do Tráfico Negreiro)

* em caso de mau tempo, essa Roda será realizada no Armazém da Ação e Cidadania, em frente ao Cais (à ser confirmado).

Esta é uma iniciativa coletiva proposta inicialmente pelos Diretores e Conselheiros da ACIMBA, e  conta com a adesão de diversas entidades de Capoeira Angola, Regional e outros estilos. Veja abaixo a lista (por ordem alfabética) dos participantes já confirmados e à confirmar:

. Associação Cultural Ilê Mestre Benedito de Angola (ACIMBA)

. Associação de Capoeira Angola Mestre Marrom e Alunos

. Escola de Capoeira Angola Vamos Vadiar

. Escola Nestor Capoeira

. Fundação Internacional de Capoeira Angola – FICA

. Grupo Cordão de Ouro Rio de Janeiro

. Grupo de Capoeira Angola Africa Bantu

. Grupo de Capoeira Angola Aluandê

. Grupo de Capoeira Angola Comunidade Sementes de Malungo

. Grupo de Capoeira Angola Gungaê

. Grupo de Capoeira Angola Heranças Ancestrais

. Grupo de Capoeira Angola Mocambo de Aruanda

. Grupo de Capoeira Angola N’golo

. Grupo de Capoeira Angola Kabula

. Grupo de Capoeira Angola São Bento Pequeno

. Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo

. Grupo de Capoeira Angola Ypiranga de Pastinha

. Grupo de Capoeira Angolinha

. Grupo de Capoeira Filhos de Angola

. Grupo de Capoeira Ilê de Angola

. Grupo de Capoeira Senzala

. Grupo de Capoeira Só Angola

Acesse os links abaixo para alguns vídeos com informações a respeito do Cais do Valongo:
Artigos:

Nenhum comentário: