A ACIMBA CONVIDA A TODOS E TODAS COM INTERESSE, AMANTES E PESQUISADORES DE NOSSAS AFRICANIDADES BRASILEIRAS, CAPOEIRISTAS E, EM ESPECIAL, A TODA A COMUNIDADE DE CAPOEIRA ANGOLA:
Entre os dias 12 e 14 de novembro de 2010, a ACIMBA/União Angoleira do Estado do Rio de Janeiro realizará um grande evento de capoeira no Rio de Janeiro: a 29ª HOMENAGEM PÓSTUMA A MESTRE PASTINHA! Evento que valoriza a memória e o pensamento de mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha, 1889-1981), ícone entre as culturas afrobrasileiras e da capoeira. Com a presença de mestre Moraes (de Salvador-BA), que iniciou esta Homenagem há 29 anos atrás, e de mestres consagrados do Rio de Janeiro, que continuaram este legado.
Tema *CAPOEIRA E EDUCAÇÃO*
Programação:
Sexta-feira (12/11)
(local: CCMJB)
18h-19h:
Credenciamento dos participantes
19h:
Abertura do evento com coquetel
Sábado (13/11)
9h: (local: CCMJB)
Acolhimento das crianças com café da manhã
9h30-10h30:
Roda de Contação de Histórias: “A vida de Mestre Pastinha”
-Perses Canellas (Mestra em Educação, coordenadora do Espaço Griot de Leitura e professora da rede pública estadual)
10h30-12h:
Oficina de Mestre Moraes com crianças
12-14h: Almoço
16h:
MISSA em Homenagem a Mestre Pastinha (Local: Igreja N.Sra. Rosário e São Benedito dos Pretos)
17h:
Roda da 29ª Homenagem Póstuma a Mestre Pastinha (Local: Rua Uruguaiana, em frente à Igreja N.Sra. Rosário e São Benedito dos Pretos)
Domingo (14/11)
(local: CCMJB)
9h30-12h:
Oficina - Mestre Moraes com capoeiristas (jovens e adultos/as)
12h – 14h: Almoço
14h-17h:
Debate CAPOEIRA E EDUCAÇÃO
Educadoras e Educador convidados:
-Pedro Moraes Trindade (Mestre de capoeira, Historiador-UFBA e Professor da rede pública de ensino de Salvador);
-Azoilda Loretto de Trindade (Doutora em Comunicação, professora da UERJ, atuante em temas como currículo e afrodescendência)
17h
Encerramento do evento com confraternização
Os espaços em que acontecerá o evento:
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Pretos, onde é feita esta Homenagem há 29 anos, na Rua Uruguaiana, Centro da cidade do Rio de Janeiro. Esta rua é palco também de muitas histórias de capoeira, em especial no período Imperial.
Centro Cultura Municipal José Bonifácio (CCMJB) é hoje recanto de diversas manifestações culturais afrobrasileiras, e onde acontecerá parte do evento. Localiza-se na Gamboa, zona portuária da cidade desde os tempos da dominação portuguesa nas Américas, rica em histórias da presença africana e de resistência cultural afrodescendente no Brasil.
ASSOCIE-SE à ACIMBA:
A Associação Cultural Ilê Mestre Benedito de Angola (ACIMBA) / União Angoleira do Rio de Janeiro, entidade sem fins lucrativos realizadora deste evento, foi constituída para viabilizar projetos educacionais e incentivar o trabalho de mestres de notórios saberes na prática e no ensino da capoeira no Estado do Rio de Janeiro. A Associação se dedica à preservação da capoeira enquanto prática cultural portadora de um grande saber histórico e de rica criação artística e simbólica, criada nos remotos tempos da escravidão a partir de tradições africanas outras e mantida e transmitida ao longo dos séculos como parte viva da cultura popular.
Parceria
Centro Cultural Municipal José Bonifácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário